terça-feira, 7 de junho de 2011

Video 5



Video 4

http://www.youtube.com/watch?v=dvBD_Ejd9QA&playnext=1&list=PLB87421BEE43EE82D
Por Ana Victoria Garzedin

Notícia

Gerente da Compesa orienta como evitar o desperdício de água em casa

Torneira pingando, chuveiro mal fechado, cano com vazamento, válvula de descarga desregulada: tudo isso provoca prejuízo no bolso e ainda prejudica, também, o meio ambiente. Por isso, é importante estar sempre alerta e ter alguns cuidados simples que podem evitar o desperdício de água.
O gerente de Meio Ambiente da Compesa, Eduardo Elvino (foto 1), dá uma dica de como lavar a louça sem gastar tanta água. “É preciso ensaboar os pratos primeiro, para depois enxaguar de uma vez só. Não ficar abrindo e fechando a torneira”, diz.
Na hora do banho, a ideia é a mesma: “Quando estiver se ensaboando, fechar o chuveiro”. Segundo ele, a gente chega a gastar até 125 litros em um banho demorado. “Se você tem um banho de cinco minutos, é o suficiente para se higienizar. Mais do que isso, você vai gastar muita água.
Segundo ele, a máquina de lavar pode ser uma vilã se não for usada com consciência. “Muitas pessoas costumam colocar pouca roupa para um grande volume de água. Então tem que equilibrar isso. Colocar o máximo de roupa possível com um volume de água também equilibrada”, diz Eduardo.
No caso da descarga, ele alerta: verifique sempre se a válvula está regulada, ou seja, se a água não fica vazando o tempo todo. “Uma simples descarga pode chegar a desperdiçar até 10 litros de água. Então é necessário que ela esteja bem regulada”.
Nas casas, a responsabilidade de economizar água é do cidadão. Mas quando o problema é fora de casa? O que a Compesa está fazendo para consertar os canos estourados, que jorram água limpa nas ruas? “A gente tem um serviço, que é o telemarketing, onde o cidadão pode ligar e registrar esse evento, para que a gente vá arrumar isso”, afirma.
Segundo ele, a Compesa reforçou as equipes que monitoram e realizam o conserto desses vazamentos.  “Praticamente dobrou o número de equipes na rua. Então esses vazamentos até estão diminuindo com o passar do tempo, em virtude do acréscimo de equipes na rua”. Eduardo diz que o tempo de espera para o conserto é em torno de 24, 48 horas. --  Terça - 07/06/11 07h52, atualizado em 07/06/11 09h09


Por Thais Gomes

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/agua/2011/06/07/NWS,534335,4,69,NOTICIAS,766-GERENTE-COMPESA-ORIENTA-EVITAR-DESPERDICIO-AGUA-CASA.aspx

Video 3

http://www.youtube.com/watch?v=JyzpA3JtKd8
Por Geovana

Charge 3

Por Geovana

Video 2


http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4
Por Ana Victoria Garzedin

Charge 2

Por Thais Gomes

Charge


Por Geovana e João Marcelo

Tirinha


Por Ana Victoria Garzedin

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k&feature=player_detailpage

Por Thais Gomes